Coordenação ES: Conheça o Projeto Manjedoura – Educar-se para Educar!

10 dez 2018
0

Coordenação ES: Conheça o Projeto Manjedoura – Educar-se para Educar!

Público Alvo: Mães e avós que sem condições de se inserirem no mercado formal de trabalho, participem de uma Escola, onde aprenderão e exercitarão atividades contextualizadas na Economia Solidária.

Local: Barramares, Vila Velha/ES

Parceria: GEAE – Grupo Espírita Aprendizes do Evangelho

Investimento mensal: R$ 3.368,16

Beneficiados: 53 pessoas diretamente e 176 indiretamente

Sobre o Projeto:

     O GEAE está inserido na Região da Grande Terra Vermelha, atualmente composta por quinze bairros: Residencial Jabaeté; Terra Vermelha; Barramares; João Goulart; Morada da Barra; Ulisses Guimarães; São Conrado; Riviera da Barra; Normilia da Cunha; Cidade da Barra; Vinte e Três de Maio; Pontal da Barra; Mangal; Lagoa do Jabaeté e Retiro do Congo.

     Trata-se de uma região oriunda de ocupação não planejada, com precárias condições de moradia e enorme concentração de famílias que vivem abaixo da linha de pobreza. Além disso, registra-se na região um elevado índice de violência, aliado ao crescente desemprego e uso de drogas, principalmente entre os jovens.

     As famílias estão majoritariamente desempregadas, sobrevivendo à base de trabalhos esporádicos. Entre as crianças há um altíssimo nível de defasagem escolar. E, ainda, em cerca de 50% das famílias, há membros em condições precárias de saúde sem acompanhamento médico adequado.

     Dentro deste contexto, o referente projeto consiste em desenvolver atividades para a promoção social das famílias atendidas, com ênfase nos princípios do Cooperativismo e da Economia Solidária, associada a outras atividades educativas do GEAE, cuja proposta é a orientação para a vida, alavancada pela pedagogia da autonomia.

     Estruturar o projeto de Fábrica de Fraldas tem o objetivo de suprir a demanda de fraldas da Creche Manjedoura, que subsidia a participação das mães do programa Escola de Pais. A Fábrica Manjedoura visa ainda o suprimento de fraldas para os idosos atendidos diretamente ou por instituições parceiras através de doações, e, ainda, com a perspectiva de comercialização para a geração de renda para sustentabilidade do GEAE e das famílias participantes.

     A parceria com a Moradia e Cidadania/ES proporciona um incremento na Fábrica de Fraldas, possibilitando às Famílias participantes a continuidade no fornecimento de fraldas para seus filhos e a possibilidade de participação no eventual lucro com o comércio das faldas excedentes.

     O objetivo central da iniciativa é o empoderamento das famílias participantes da “Fábrica de Fraldas Manjedoura”, tornando-as protagonistas de suas próprias existências e dispondo meios de estímulo à saúde física, mental, moral e espiritual. Além disso, a ação visa, ainda, potencializar a produção da “Fábrica de Fraldas Manjedoura” e a autonomia econômica, social e educacional das Famílias, assegurar a promoção da segurança alimentar e nutricional, bem como qualificar os processos educativos desenvolvidos com as crianças e adolescentes.

Confira a galeria:

 

Categorizados em: