Aproximadamente 30 instituições e projetos sociais compareceram, dia 02 de abril de 2019, no Auditório do Taguatinga Shopping, para a primeira roda de conversa e debate acerca do funcionamento da plataforma TGS Solidário, que já existe em outros estados e está chegando agora em Brasília/DF. A iniciativa visa, através de uma ferramenta digital, como uma plataforma de engajamento cívico, realizar a conexão entre pessoas e projetos sociais que desejam, juntos, causar impacto positivo na comunidade.

     Esse primeiro momento foi conduzido por Yablans, mobilizador nacional do Transforma Brasil, que veio direto de Recife/PE para realizar essa mobilização com OSC’s do Distrito Federal. Na ocasião, ele apresentou algumas das ações realizadas através da plataforma em outros estados, as quais têm funcionado satisfatoriamente graças do engajamento das instituições e dos voluntários desejosos de fazer o bem.

     Yblans citou como exemplo o caso de Brumadinho, no qual foi possível mobilizar mais de 100 voluntários, que foram, por conta própria, auxiliar os familiares das vítimas da tragédia ocorrida há alguns meses. Foram apresentados, ainda, alguns trabalhos sociais já desenvolvidos pelo Taguatinga Shopping através de ações dos próprios empregados.

     A plataforma cruza os dados de quem quer ajudar com os de quem precisa de ajuda. Pessoas físicas se cadastram registrando experiências, competências e em que áreas pretendem atuar e, da mesma forma, ONGs e projetos sociais criam um perfil no site, explicando sua atuação e quais as demandas de profissionais que necessitam.

     O TGS Solidário é aberto a todos os moradores e visitantes de Brasília, de modo que, unidos, seja possível transformar o lugar onde vivem. Tendo isto em vista, a equipe da Moradia e Cidadania/DF não só está fazendo parte da plataforma, como está disponibilizando vagas para voluntários em suas ações e respectivas instituições apoiadas. Para saber mais sobre, acesse.

     Para Lilian Carvalho, gerente da Moradia e Cidadania/DF, a iniciativa é uma nova forma de integração: “é muito importante participarmos de movimentos como este, que nos unem às demais instituições e projetos que têm os mesmos objetivos que os nossos”, pontua.

Confira a galeria:

Por GB Sites em Brasília e Temas Wordpress