Coordenação DF marca presença em Concerto na Embaixada da Áustria, através de orquestra parceira

31 out 2016
0

Coordenação DF marca presença em Concerto na Embaixada da Áustria, através de orquestra parceira

      O Instituto Reciclando Sons projeto parceiro da Coordenação DF, conquistou graças a um projeto com a Embaixada da Áustria, um workshop internacional com o objetivo de desenvolver ferramentas técnicas e interpretativas para professores e alunos do Instituto Reciclando Sons (IRS) conjuntamente com outros projetos sociais existentes no DF como: Orquestra Juvenil da Universidade de Brasília, do Programa Música e Cidadania e projeto Música no Ensino Integral.

      O fato do esposo da Embaixadora Marianne Feldmann, Alejandro Orellanan, ser contrabaixista do projeto sociocultural venezuelano “El Sistema”, fundado há mais de 40 anos pelo Maestro José Antônio Abreu, foi o ponto de partida para esta grande parceria e união, pela música entre Brasil, Áustria e Venezuela em prol de mais de 50 jovens talentos dos projetos.

      Na ocasião a Embaixadora Marianne Feldmann repassou o valor de R$10.220,00 doados pela Orquestra Filarmônica de Viena para manutenção dos instrumentos. Os alunos tiveram aulas de 27 a 30 de setembro de 2016 na Embaixada da Áustria e conheceram a metodologia pedagógica musical da Universidade de Brasília.

     O concerto final apresentado dia 5 de outubro foi produto de uma semana de trabalho intenso dos jovens músicos com professores brasileiros membros de orquestras sinfônicas e pedagogos, assim como venezuelanos, membros de “El Sistema”; e também contou com a presença da Assistente da Coordenação/DF Lilian Carvalho que foi prestigiar os jovens do IRS. “É importante para os alunos da instituição verem os apoiadores e financiadores presentes em eventos como este porque valoriza o esforço e comprometimento de cada um,” destacou Lílian. A Embaixadora Marianne Feldmann repassou ainda a doação de Cordas para violino, viola e Violoncelo.

Saiba mais sobre os projetos envolvidos:

     O IRS beneficia jovens na cidade Estrutural – DF, a Orquestra Juvenil da Universidade de Brasília atua com jovens e crianças da comunidade, o Programa Música e Cidadania atende a comunidade do Paranoá e do Itapoã, e o projeto Música no Ensino Integral atua com alunos do Centro de Ensino Fundamental 11 do Gama.

Categorizados em: