Laura Mota – Pensar globalmente, agir localmente

29 ago 2019
0

Laura Mota – Pensar globalmente, agir localmente

     Os problemas sociais e ambientais que estamos presenciando, decorrente da crescente industrialização, da globalização competitiva e do consumismo exacerbado, que molda desejos e vontades, faz com que tenhamos que desenvolver um olhar cuidadoso sobre o planeta.

  Neste cenário, o tema sustentabilidade é um assunto presente, especialmente, na perspectiva de um novo paradigma que contemple a sustentabilidade planetária.

   Aliado a esse pensamento, e buscando também o desenvolvimento e qualificação das mulheres da comunidade manauara, é que desde 2008 a ONG Moradia e Cidadania/AM mantém o Projeto Arte Malotes, cujo intuito é capacitar e motivar mulheres em situação de vulnerabilidade social para complementar a renda familiar por meio da confecção artesanal de bolsas de lona.

     Procurando primeiramente entender a dinâmica dessas comunidades, suas vulnerabilidades e seus pontos fortes, a ONG Moradia e Cidadania/AM desenvolve ações que possam melhorar a vida das mulheres no que se refere à auto-estima, resgate da cidadania, empoderamento e empreendendorismo.

   Sendo um de seus primeiros parceiros nesse projeto, a Caixa Econômica Federal, através da CEINP – Regional Distribuição Manaus, contribui fornecendo matéria prima, constituída de malotes inservíveis às atividades bancárias e que eram anteriormente descartados.

     Esses malotes ganham novas formas pelas mãos habilidosas dessas mulheres, que os transformam em peças artesanais que gerarão renda às famílias beneficiadas.

     Sim, é possível pensar globalmente e agir localmente! O Projeto Arte Malotes coloca em prática essa premissa!

* Laura Mota é empregada da Caixa Econômica Federal; Economista; Pedagoga: Especialista em Transtornos de Desenvolvimento e Aprendizagem; Pós-Graduada em Psicopedagogia e em Gestão de Marketing e Negócios.

Categorizados em: ,