A ONG Moradia e Cidadania/PE concluiu a destinação de 20 computadores, oriundos do lote de doação da Caixa Econômica Federal à organização, à sala de inclusão digital do presídio de Igarassu. A direção do presídio junto a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada à Justiça e Direitos Humanos, inaugurou hoje (03) o Espaço Cultural PIG (Presídio de Igarassu), no qual conta com 11 compartimentos, com diversos serviços educativos que visam agregar no processo de reintegração dos presos à sociedade. Além da sala de informática, o espaço contém oficinas de corte e costura, música, línguas estrangeiras, artes plásticas, xadrez, entre outras.

       De acordo com a vice-diretora do presídio Maria das Graças, o espaço colaborará com a profissionalização dos reeducandos. “O objetivo é qualificá-los profissionalmente dando a eles o direito de se reintegrarem à sociedade”. A direção do presídio pretende atender os 3.200 detentos com o novo equipamento. Ainda de acordo com a vice-diretora, o total de detentos será subdivididos em grupos para que possam desfrutar do Espaço.

     Na inauguração, esteve presente a gerente de administração e finanças da Coordenação PE Rafaela Batista, junto ao secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues; o superintendente da SR Recife, Laércio Lemos, e o gerente regional de Segurança, Saulo Pessoa, ambos da Caixa; além do gerente do PIG, Charles Belarmino. “O projeto de inclusão digital é mais uma oportunidade para os reeducandos se capacitarem e começarem a construir uma nova história”, falou a gerente da ONG/PE Rafaela Batista.

      O local que estão os computadores doados pela ONG passou por uma reforma de dois meses realizada por 11 detentos. A gerente da ONG se surpreendeu com a organização do local. “O espaço ficou muito lindo, a impressão que se tem é que não estamos em um presídio e sim numa escola, tudo muito organizado. O ambiente também contribui para o processo de ressocialização. Creio que esse programa trará bons frutos”, pontuou Rafaela Batista.

 

Por GB Sites Brasília | Criação de sites