A Moradia e Cidadania/GO em parceria com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (FENAE), a Associação do Pessoal da Caixa do Estado de Goiás (APCEF/GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), doou um acervo inteiro de uma biblioteca infanto-juvenil para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Ordem e Progresso (ACOP). A iniciativa faz parte do Projeto Biblioteca Renovada, uma das ações do Programa Eu Faço Cultura, e tem como finalidade renovar o catálogo das bibliotecas de escolas públicas e ONGs, com o objetivo de melhorar a qualidade da leitura e da interpretação de crianças, adolescentes e adultos.

     Realizado pela FENAE, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o “Eu Faço Cultura” consiste em uma plataforma virtual que promove a distribuição gratuita, em todo o país, de benefícios culturais às pessoas de baixa renda. Estiveram presentes na entrega da biblioteca o presidente da APCEF/GO, Francisco de Assis Cardoso Filho, a secretária da APCEF/GO, Giuliana Gomes, a professora e mestre Geisa Müller da UFG e a equipe da Moradia e Cidadania/GO.

     Localizada na região Noroeste de Goiânia, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Ordem e Progresso é composta por homens e mulheres, com a média de 40 anos de idade. A entidade é vinculada à Incubadora Social da UFG. O incentivo à educação é uma das principais ações sociais da associação, por meio do projeto “ecobiblio(cria)tiva”. Além da biblioteca, a ACOP também tem atividades de alfabetização de adultos, de leitura e escrita, tematizadas pelos próprios catadores, e oficinas de artesanato reutilizando resíduos sólidos.

Por GB Sites Brasília | Criação de sites