Casa Brasil/Porto Alegre reaproveita banners obsoletos do INSS para confecções de bolsas

18 ago 2011
0

Casa Brasil/Porto Alegre reaproveita banners obsoletos do INSS para confecções de bolsas

    Frequentemente banners em desuso vão parar nos lixões, levando em média 500 anos para se decomporem. Porém, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), através do Programa de Educação Previdenciária (PEP) da Gerência – Executiva em Porto Alegre, em parceria com a Casa Brasil, começa a dar um destino sustentável para seus banners obsoletos.

    Nas mãos habilidosas de costureiras formadas pelo Projeto Ziguezagueando realizado pela Casa Brasil, os banners em lona viram bolsas de passeio, sacolas ecológicas (as chamadas ecobags), necessaires e brindes ecológicos. Para a coordenadora do PEP da Gerência, Maria José Alves Machado, “através desse trabalho a logomarca da Previdência Social ganha as ruas. É o nosso marketing feito de maneira sustentável, sempre objetivando que mais pessoas possam contar com a proteção previdenciária”.

      Eles são repassados à Associação Independente “Atitude Consciente”, que conta, atualmente, com o apoio da Casa Brasil e da ONG Moradia e Cidadania. Através do sistema de economia solidária, a Atitude Consciente oportuniza que pessoas possam tirar seu sustento a partir da reciclagem, além de transformar em acessórios, objetos que seriam dispensados, agregando vida útil a esse material. 

     Um dos idealizadores do projeto e instrutor de aulas sobre empreendedorismo no terceiro setor, Marcelo Vargas, viu na moda sustentável um caminho para inclusão social e geração de renda. “Aqui todos produzem e todos ganham, inclusive o meio ambiente”, pontua Vargas. Ele explica que um dos pilares da sustentabilidade é a responsabilidade socioambiental, presente nessa iniciativa. 

    A coordenadora do PEP, que utiliza uma bolsa da Atitude Consciente diariamente, afirma que “é possível ser fashion e sustentável ao mesmo tempo”. Você pode conferir o trabalho feito com os banners doados pelo INSS no site www.atitudeconsciente.com.br a partir do dia 22 de agosto de 2011.

Fonte: COMUNICAÇÃO SOCIAL – Superintendência Regional Sul – SR-III

Categorizados em:

Deixe uma resposta