Projeto CASA BRASIL Porto Alegre, completa dois anos de atividades

1 dez 2009
0

Projeto CASA BRASIL Porto Alegre, completa dois anos de atividades

    A Casa Brasil Porto Alegre comemorou seus dois anos de fundação no dia 23 de novembro, e para marcar a data foram realizadas atividades especiais durante toda semana. O projeto nasceu em 2007 e começou a ser implantado em janeiro de 2008, com a parceria da Moradia e Cidadania, tendo como objetivo a geração de emprego e renda em comunidade de baixo IDH.

    Em Porto Alegre, a instituição está sediada na rua Voluntários da Pátria, 2552, próxima a Vila Santa Terezinha (antiga Vila dos Papeleiros), que passou a ser atendida pelos projetos desenvolvidos no projeto. Atualmente a Casa Brasil mantém um telecentro, sala de leitura, oficina de metareciclagem, oficina de corte e costura, oficina de multimídia e atendimento a crianças no turno inverso da escola. Mas nesses dois anos, muitas iniciativas foram realizadas com o apoio de parcerias e intensa participação da comunidade.

    Em 2008 foram ministrados cursos de informática, capacitação de jovens para o trabalho no comércio, oficina de montagem de computadores, oficina de artesanato com matérias primas recicláveis, oficina de troca solidária, curso de aproveitamento de alimentos, participação na XVIII Feira Latino-Americana, entre outras atividades.

    No ano de 2009, os projetos se multiplicaram e abrangeram maior número de participantes. Entre as novidades está o Cineclube”, que uma vez por semana promoveu a exibição de filmes, frequentados por um público adulto, que em sua maioria era de albergados. Implantação do projeto Zigue Zagueando Cortando Reto, curso de corte e costura, que propicia a geração de trabalho e renda para os alunos. Formação do Grupo de Estudos do Meio Ambiente para trabalhar a conscientização do público da casa. A partir dessa iniciativa, a Casa Brasil se tornou um posto de coleta de óleo de fritura, para reciclagem, através da confecção de sabão, dentro de oficinas que já foram ministradas na instituição.

    Nesse ano também, teve início o Projeto Petrobras Comunidades, em que são atendidas 40 crianças no turno inverso ao da escola. Pela manhã frequentam as oficinas lúdicas, reforço escolar, atividades de convivência, meninos e meninas de seis a nove anos. Na parte da tarde, recebe adolescentes de 10 a 14 anos.

    Outra ação destaque em 2009 foi a oficina de metareciclagem, que capacitou jovens na montagem e manutenção de computadores, com o desenvolvimento em curso de 40 horas de duração. Para o Coordenador da Unidade Porto Alegre, Airto Francisco Pereira, “a Casa Brasil hoje já está consolidada e, desejamos ampliar as parcerias, para melhorar a estrutura de atendimento. Para isso, nos inscrevemos em vários editais para a implantação de novos projetos e aguardamos os resultados para oferecer melhor qualidade nos programas.”

Aniversário da Casa Brasil

Festividades da semana de aniversário

    As comemorações iniciaram no dia 23 de novembro, no dia de fundação da Casa, com a intervenção de arte terapeuta, que realizou uma contação de história para a turma da manhã do Projeto Petrobras Comunidades. Os alunos confeccionaram os personagens e puderam criar sua própria história. Pela tarde, o público adolescente teve encontro com o Frei Marcelo, que desenvolveu dinâmicas de grupo, refletindo sobre os cuidados com a vida.

    No dia 24, o turno da manhã recebeu os facilitadores de biodança, que desenvolveram atividades com tema circense. Os freqüentadores da Casa puderam participar ainda de palestra sobre alimentação saudável durante à tarde, promovida pelo COSANS (Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável). O Departamento Municipal de Limpeza Urbana ( DMLU), promoveu palestra sobre preservação ambiental na quarta-feira, no período da manhã. Enquanto que na parte da tarde, o Instituto Ronaldinho apresentou uma roda de capoeira e performance em percussão.

    Durante a manhã do dia 26, um artista plástico desenvolveu oficina de desenho com tema natalino e, à tarde oficina de kirigami. Na sequência, foi realizado o lançamento oficial do vídeo Passo a Passo do Artesanato, desenvolvido pela CASA BRASIL e Sindicato do Artesão e diversos parceiros. Nesse dia, também foram apresentados os módulos da Casa Brasil e seu funcionamento e resultados alcançados. Para finalizar as atividades, no dia 27, foi realizada oficina de capoeira com as crianças do período da manhã. No turno da tarde, o público participou de oficina de biscuit .

A Casa Brasil em números:

Telecentro: 18.598 acessos

Sala de Leitura: 2.976 atendimentos

Oficinas: 17, sendo 12 no telecentro e 5 na Sala de Leitura

Participação nos cursos: 526 pessoas

Recuperação de computadores: 155

 

 

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta