comunicacao@moradiaecidadania.org.br
A FAO, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, lançou no dia 11 de maio uma petição on-line pedindo que as pessoas fiquem furiosas com o fato que cerca de um bilhão de pessoas no mundo viva com fome.
O Projeto Ibillionhungry (um bilhão com fome, na tradução literal), usa imagens e mensagens fortes para chamar atenção ao problema e pedir um basta à fome.
“Deveríamos estar furiosos com o vergonhoso fato que seres humanos ainda sofram de fome”, disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf.
“Se você também se sente assim, quero que você dê voz à sua raiva. Todos vocês, ricos e pobres, jovens e idosos, em países em desenvolvimento e desenvolvidos, devem expressar sua raiva sobre a fome mundial assinando a petição global que está no sítio web http://www.1billionhungry.org”, acrescentou.
A FAO espera que essa petição se espalhe pelos sítios web de mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube.
Um dos destaques da campanha é o vídeo promocional estrelado pelo ator britânico Jeremy Irons onde ele interpreta um personagem baseado na famosa cena do filme Rede de Intrigas (Network) no qual Peter Finch, que ganhou um Oscar por esse papel, diz que está mad as hell (furioso).
Apoio internacional
O projeto 1billionhungry tem o apoio de diversas organizações da sociedade civil, entre elas, a Associação Mundial de Bandeirantes, e um numero crescente de ONG´s promoverão a campanha através de suas redes.
No Brasil, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional é um dos parceiros da campanha.
“É uma grande injustiça que mais de um bilhão de pessoas tenham que dormir todas as noites com fome e nós agradecemos o foco e compromisso da FAO com essa questão”, disse Kátia Maia, responsável pela campanha de alimentação e agricultura da Oxfam.
Fome: longe da meta
Se o mundo continuar no mesmo ritmo de redução da fome, o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de reduzir pela metade o percentual de pessoas com fome até 2015 não será alcançado.
Da cerca de um bilhão de pessoas com fome, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsaariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 no Oriente Médio e norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos.
A FAO estima que a produção agrícola global precise aumentar em 70% para alimentar uma população estimada em nove bilhões de pessoas em 2050.
O apoio à agricultura dos países em desenvolvimento está na agenda da Cúpula do Grupo dos Oito, que se reúne mês que vem no Canadá.
Eventos de lançamento da campanha 1billionhungry foram organizados em diversas cidades do mundo, como Roma, Itália, Yokohama, Japão e na Torre Eiffel em Paris, França.
Clique aqui e assine a petição: http://www.1billionhungry.org/coep/