comunicacao@moradiaecidadania.org.br
No dia 11 de dezembro, a Caixa Econômica Federal assinou o convênio do FHNIS – Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – com o secretário das Cidades do Estado, Humberto Costa, e o prefeito de Recife, João da Costa. O convênio garante recursos para realocação das famílias da Comunidade Escorregou tá Dentro.
A Moradia e Cidadania/PE após quase seis anos de luta e busca constante de parcerias para a realização desse sonho, se sente muito orgulhosa e com a sensação de missão cumprida.
Com R$ 23 milhões do FHNIS, em parceria com o governo do Estado e a Prefeitura do Recife, os apartamentos com 42 metros quadrados de área cada, começam a ser construídos em março de 2010 e a partir de 2011, 446 pessoas, sendo 176 famílias da Comunidade Escorregou tá Dentro se mudarão para o conjunto habitacional.
Os blocos de apartamentos serão erguidos em terrenos doados pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), próximo às comunidades. Os conjuntos habitacionais contarão com área de lazer, praça, creche e centro comunitário.
Segundo a presidente da CAIXA, Maria Fernanda Coelho, o banco estatal fiscalizará o uso dos recursos durante as obras, que têm prazo de 18 meses para a conclusão. “Os recursos do FNHIS são do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e vamos acompanhar toda a execução do serviço”, afirmou.
Para os moradores, é a primeira vez que a promessa de moradia digna é assumida pelo poder público. Gente como Roseli Conceição Santos, 23 anos, que vive em Escorregou Tá Dentro desde os 11, espera uma vida melhor com o projeto. “Quando chove, a água suja entra em casa. As crianças ficam sem poder ir à escola, sem falar no risco de pegar uma doença. Agora temos esperança”, disse.
A líder comunitária Soraia Leite, falou da emoção de estar vivendo aquele momento e da importância da chegada da ONG Moradia e Cidadania e do Projeto CAIXA-ODM na Comunidade Escorregou tá Dentro, para realização do grande sonho de todos os moradores que é uma moradia digna.
Prestigiaram o evento, o Prefeito do Recife João da Costa, que elogiou o trabalho sério desenvolvido pela ONG, o Coordenador Geral da Secretaria do Patrimônio da União Leandro Aguiar, o Superintendente Nacional da SUAT B da CAIXA, Nelson Antônio de Souza, os superintendentes da CAIXA Pedro Santiago (SR Recife) e Alex Norat (SR Caruaru), o Gerente Regional da CAIXA Marcos Borges, a Coordenadora Estadual da Moradia e Cidadania/PE Selda Cabral e cerca de 500 comunitários.