comunicacao@moradiaecidadania.org.br
Beatriz Maria Berghahn, ex-presidente do Conselho Deliberativo Nacional da ONG Moradia e Cidadania, lança o livro “Me Toque – A Expressão da Emoção”. A obra é uma homenagem à sua terra natal, Não-Me-Toque, cidade gaúcha, colonizada por alemães em 1824.
Falando de emoções e sentimentos, Beatriz reflete sobre temas psicológicos e sociais, sugerindo que as pessoas sejam tocadas pelo direito de expressar sua emoção. Segundo a autora, o livro se propõe a refletir sobre o que nos afeta. Como usamos a criatividade para sermos originais e nos envolvermos com coisas saudáveis que proporcionem alegria e bem estar? Como cuidamos das dores emocionais que se alojam em nosso corpo e que se convertem em doenças? O que fazemos para nos libertar de um passado que nos encheu de dor e que acabamos sempre reproduzindo, ainda que não o queiramos? Estas são algumas das questões exploradas em suas 168 páginas.
“Minhas reflexões são resultado da necessidade que tenho hoje de expressar em palavras o que sinto e como percebo os nebulosos caminhos que às vezes nossa emoção nos faz percorrer. Como sinto e como me guia minha emoção. Por quais caminhos de ampliação do meu entendimento pessoal precisei percorrer para reconhecer o poder da expressão da emoção”, afirma Beatriz.
Filha de descendentes alemães, a autora posiciona-se sobre assuntos polêmicos e fala de sua luta para libertar-se da reprodução automática de dogmas e crenças indesejáveis. Além disso, Beatriz reflete sobre como estamos vivendo em sociedade hoje e aponta algumas estratégias para a alegria ainda persistir, a despeito do que o mundo globalizado assiste em termos de inclusão social, relacionamentos e vínculos afetivos.
Atualmente Beatriz Maria Berghahn é dirigente da Casa Brasil Porto Alegre. Beatriz foi presidente do Conselho Deliberativo Nacional da ONG Moradia e Cidadania de 2005 a 2008.*
Fonte: Katia Marko