Alunas do Projeto Ziguezagueando e Cortando Reto/RS recebem certificação dos cursos

30 set 2011
0

Alunas do Projeto Ziguezagueando e Cortando Reto/RS recebem certificação dos cursos

    A Moradia e Cidadania/RS, através do Casa Brasil, realiza o Projeto Ziguezagueando e Cortando Reto, que oferecem às mulheres cursos de artesanato e corte e costura.

 

    No dia 27 de setembro de 2011, foram certificadas 14 alunas. Selecionado pelo programa Caixa ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), o projeto é desenvolvido pela Superintendência Regional Porto Alegre, com execução da OSCIP Rede de Integração e Cidadania (RINACI).

    O projeto tem o objetivo de promover a aprendizagem e o aperfeiçoamento em técnicas artesanais, com resíduos têxteis, aproveitando o material reciclável doado por parceiros, visando ampliar a capacidade de geração de trabalho e renda das comunidades vizinhas à Casa Brasil. 

    Para Jorge Roberto dos Santos, coordenador do projeto pela RINACI “o projeto capacitou as alunas para um ofício, aliando o desenvolvimento humano ao conhecimento técnico, fortalecendo a identidade e autoestima e formando uma rede de parceiros”. A formanda Eva Clair Silva Carvalho acredita que “esta qualificação trouxe muito aprendizado, pela possibilidade de conhecer novas técnicas e pelo aproveitamento de materiais”, completou.

 

    Segundo Vera Vargas, educadora do curso, “a avaliação do projeto apoiado pelo Caixa ODM é muito positiva, pois as alunas estão motivadas, comprando máquinas de costura, alugando espaços de comercialização e articuladas com outros projetos de economia solidária”, considerou. Maria José Alves Machado, representante do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), entidade que doou banners para a produção de bolsas avaliou que “o projeto permite dar uma nova utilidade para um material que teria como destinação o lixo”.

 

 

Casa Brasil – O projeto é do Governo Federal, implantado em Porto Alegre pela ONG Moradia e Cidadania, em prédio cedido pela Caixa. Possui telecentro, sala de leitura, laboratório de manutenção de microcomputadores, estúdio multimídia, cursos para geração de renda e atendimento sócio-educativo para crianças e adolescentes da comunidade Santa Terezinha.

Caixa ODM – Criado em 2006, o Programa Caixa ODM faz parte da estratégia de relacionamento da instituição com as comunidades e pretende consolidar a atuação da Caixa como agente financeiro promotor de desenvolvimento local de forma integrada com os objetivos negociais, pautado nos princípios que norteiam a responsabilidade social empresarial. 

Fonte: Jornal da Caixa

 

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta