Abertas novas inscrições Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade

28 out 2011
0

Abertas novas inscrições Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade

 

 

    O 1º Seminário Internacional Água e Transdisciplinaridade: para uma ecologia de saberes, que visa discutir a relação da humanidade com a água sob uma perspectiva transdisciplinar*, recebe novas inscrições. As 300 vagas inicialmente disponíveis para participação no evento, que acontecerá em Brasília de 09 a 11 de novembro, foram preenchidas em apenas duas semanas. Por isso, os membros do Centro de Estudo Transdisciplinar da (CET Água), responsáveis pela realização do Seminário, transferiram as atividades dos dias 10 e 11 de novembro para o Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, Brasília. A abertura do evento será no dia 09 de novembro no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.

 

    O Seminário é também um evento preparatório para o 6º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Marselha, França, em março de 2012. O evento brasileiro inicia uma série de diálogos entre de especialistas e sociedade, em busca de se compreender o papel da água na atual conjuntura socioambiental e econômica. Os participantes do seminário serão convidados refletir sobre as bases da relação humana com a água e sobre os modelos de uso e preservação do elemento, sob uma perspectiva transdisciplinar. Serão apresentados artigos e pôsteres científicos, além da realização de oficinas, conferências, mesas redondas, círculos de diálogos e momentos culturais.

 

    Os interessados em participar do seminário podem se inscrever gratuitamente pelo site  ou no local do evento, até que as vagas sejam preenchidas. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site http://www.ana.gov.br/seminarioIAT.

 

    O evento insere-se no contexto das ações da Década Mundial da Água (2005 – 2015), instituída pela Organização das Nações Unidas que, entre outras abordagens, promove a discussão e reflexão sobre a relação entre água e cultura.

 

Saber transdisciplinar* e a água

 

O Seminário visa ampliar o olhar sobre a água, pelo estímulo à visão transdisciplinar, que vai além das disciplinas e das outras formas de fragmentações da realidade. A transdisciplinaridade também parte do princípio de que não há saberes, espaços ou tempos culturais privilegiados que permitam julgar ou hierarquizar expressões culturais. Por isso, favorece a construção de uma postura de respeito às diversidades, de solidariedade e de busca por relações sustentáveis em sociedade e com a natureza.

   

O CET-Água

 

O Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água) é um grupo de trabalho constituído por meio de um acordo de cooperação entre dez instituições governamentais e não governamentais com o objetivo de somar esforços para o desenvolvimento do saber transdisciplinar sobre água. As frentes de atuação do grupo são variadas e um importante objetivo é fomentar novas tecnologias e conhecimentos relativos às propriedades naturais da água, métodos de conservação ambiental, ética de uso e gestão.

 

Compõem o CET-Água: a Agência Nacional de Águas (ANA), a Ararazul – Organização para a Paz Mundial, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Instituto Calliandra de Educação Integral e Ambiental, o Instituto Oca do Sol, o Instituto de Saúde Integral (ISI), a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Fundação Universidade de Brasília (FUB), a Fundação SOS Pró-Mata Atlântica e o WWF-Brasil.

 

 

Mais informações:

http://www.ana.gov.br/seminarioiat/default.asp

 

Armazém Produções

Armazém Produções e Eventos

Fone/Fax: (61) 3340.0398

E-mail: [email protected]

  

Deixe uma resposta