3ª Edição do Seminário ODM Brasil 2009 acontece em MG

1 set 2009
0

3ª Edição do Seminário ODM Brasil 2009 acontece em MG

    Em 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

    São eles:

1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome;

2 – Educação básica de qualidade para todos;

3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;

4 – Reduzir a mortalidade infantil;

5 – Melhorar a saúde das gestantes;

6 – Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;

7 – Garantir a sustentabilidade ambiental;

8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

    No dia 27 de agosto de 2009, o prêmio foi lançado em Belo Horizonte (MG) e em Fortaleza (CE), durante seminários estaduais promovidos pelo Governo Federal, por meio da Secretaria-geral da Presidência da República; pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

    Os seminários estaduais estão ocorrendo desde 23 de julho e irão até setembro para estimular a participação ao Prêmio, que procura:

– Incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio;

– Desenvolver um banco de práticas bem-sucedidas que seja referência de política pública para sociedade e governos e Reconhecer publicamente os esforços em favor dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

    A Coordenadora Estadual da Moradia e Cidadania/MG, Vânia Debien, esteve presente e estabeleceu contato com os ministros Patrus Ananias – Desenvolvimento Social e Luiz Dulci – ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

    “A articulação com os setores do poder público é estratégica para nossa instituição. Acho que devemos nos articular mais e fortalecer nossas ações e projetos através de convênios. Afinal, o foco de nossas ações estão diretamente ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. O seminário foi muito bom e deixa claro que este é o momento para que a sociedade civil organizada desenvolva um trabalho consistente em parceria com o poder público. Nossa parceria com a Caixa Econômica Federal, no Programa CAIXA ODM, desenvolvidos no Estado de Minas Gerais, mostra nossa capacidade de gestão e desenvolvimento de projetos neste âmbito”, disse ela.

Para saber mais sobre o evento visite o site ODM Brasil

Categorizados em:

Deixe uma resposta