24 projetos estão inscritos no 2º edital da parceria ONG e FENAE

26 jul 2022
0

24 projetos estão inscritos no 2º edital da parceria ONG e FENAE

A parceria entre Fenae, Apcefs e ONG Moradia e Cidadania resultou em ótimos projetos, a partir do 1º Edital da Fenae, que disponibilizou recursos, por meio do Instituto Fenae Transforma, para quatro propostas na área de educação e oito em hortas comunitárias.

Os 12 projetos selecionados, cumpriram de forma espetacular os objetivos do 1º Edital, que encera no final de julho/22. As Coordenadores contempladas foram Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Os trâmites do 2º Edital da parceria estão em andamento, 24 projetos foram inscritos e estão sendo analisados pelo Comitê Gestor, que deverá divulgar os aprovados entre os dias 1 e 15 de agosto.

𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐄𝐝𝐮𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞 𝐂𝐢𝐝𝐚𝐝𝐚𝐧𝐢𝐚 – 𝐏𝐚𝐫𝐚𝐧𝐚́

O Projeto Educação e Cidadania, realizado pela Obra Social Santo Aníbal (Ossa), que está nas proximidades da Apcef/PR, foi o escolhido pela Moradia e Cidadania– Paraná (@moradiaecidadania.pr) – que já conhecia a seriedade da entidade, para aplicar os recursos da parceria.

Os alunos do Educação e Cidadania receberam a atenção de uma psicopedagoga, com atendimentos três vezes na semana. Este foi o grande diferencial implementado no projeto, pois, antes mesmo da pandemia, havia uma identificação de déficit de aprendizagem em inúmeras crianças e adolescentes que, com a avaliação da profissional, tiveram encaminhamentos corretos para seu caso.

Com o encerramento do Edital, foi possível comprovar o avanço destes alunos no processo ensino/aprendizagem e a importância do atendimento com a psicopedagoga, que possibilitou a estes estudantes darem sequência em seus estudos, melhorando e desenvolvendo suas capacidades cognitivas e de aprendizagem.

O Presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, visitou o Projeto Educação e Cidadania e teve uma grata surpresa ao ser recebido por um grupo de crianças que participam das aulas de instrumentos de metais, para possível formação de uma orquestra, dentro do Projeto Educação e Cidadania, com uma apresentação emocionante, apesar de estarem ainda no início dos aprendizados.

“Quando lançamos o 1º Edital da parceria da Fenae, Apcefs e a ONG Moradia e Cidadania, tínhamos uma expectativa com relação ao que poderíamos ter de resultados, por tudo que já conhecemos de trabalhos realizados pela Moradia e Cidadania. Ao visitarmos o projeto no Paraná, comprovamos o quanto esta iniciativa é relevante para dezenas de crianças e jovens que, infelizmente, não têm acesso a cuidados mais específicos com relação ao ensino/aprendizagem. O que presenciamos foi emocionante e ficamos muito felizes em proporcionar estes avanços”, relata o Presidente da Fenae, Sérgio Takemoto.

Esse é um dos projetos aprovados no primeiro edital da parceria da Fenae com a Moradia e Cidadania, que incentivam ações sociais das Apcefs nas comunidades de baixa renda próximas às sedes das associações.

A partir destes resultados, tão relevantes, percebeu-se ainda mais a importância da unidade das entidades que representam os empregados da Caixa, como a Fenae e as Apecefs, com a ONG Moradia e Cidadania, na realização de projetos sociais.