Aconteceu no dia 28 de fevereiro, na sede do Projeto Casa Brasil em Porto Alegre, o segundo encontro regional para a validação do Sistema Web de Gestão para ONGs, que contou com a participação dos comitês regionais da ONG no RS, da coordenação estadual, da Presidência Executiva e da Presidente do Conselho Deliberativo.

    O software foi demonstrado pelo desenvolvedor Claudimir Zavalik, da empresa Apoena. O sistema de Gestão tem o objetivo de contribuir com a qualidade e transparência das prestações de contas de recursos financeiros repassados por empresas públicas e privadas, além de possibilitar o monitoramento dos projetos e a avaliação de seus impactos sociais.

    O sistema de gestão, desenvolvido em tecnologia de software livre, funciona via internet. Ele disponibilizará consultas públicas de projetos em andamento. O sistema é dividido em módulos: administração, cadastro do sistema, gestão de projetos, controle bancário e financeiro, inventário, consultas e relatórios, recursos e ferramentas.


    Na parte da tarde foi realizada a apresentação do módulo projetos, que inclui os mecanismos de controle, cadastro, inserção de ações, receitas e despesas de cada projeto por estado, utilizando-se a ferramenta do Marco Lógico. Durante todo o dia foram realizados diversos testes e acessos ao sistema pelos participantes, que deram sugestões sobre os diversos módulos.

    Pedro Torres, Presidente Executivo, reforçou a importância dessa ferramenta de gestão para a ONG Moradia e Cidadania. Salientou o significado da disponibilização do software para as instituições do Terceiro Setor, no sentido de contribuir com a qualificação dos registros e controles das atividades das ONGs. Em seguida, agradeceu a todos os colaboradores, membros dos comitês, que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do sistema.

    O encontro contou com a participação da Presidenta do Conselho Deliberativo Beatriz Berghahn, do Presidente Executivo da Moradia e Cidadania, Pedro Torres, da Gerente Nacional Roseane Coelho Braga, do Gerente Nacional de Administração e Finanças, Laurêncio Korbes, do Coordenador Estadual da Moradia e Cidadania Artur Almeida, e membros dos Comitês Regionais Áreas Meio, Caxias do Sul, Santa Maria, Extremo Sul, Vale dos Sinos, Passo Fundo.

 

 

 

Por Sites em Brasília | Criação de sites profissionais