Com o objetivo de contribuir para a ocupação produtiva, geração de trabalho e renda e inclusão social de famílias de baixa renda, o Projeto Espaço Cidadão realizou em 2013, no estado do Tocantins, 51 cursos/oficinas de capacitação envolvendo 739 pessoas. As ações aconteceram em 10 municípios tocantinenses: Arraias, Chapada de Areia, Dianópolis, Guaraí, Lagoa da Confusão, Mateiros, Palmas, Santa Maria, São Félix e Taipas.

     Os cursos, que são definidos conforme demandas das comunidades, ocorreram nas áreas de pintura (tecido, pratos), reciclagem (latas, vidros e peti), bordado (ponto russo), culinária (panificação, bolos e chocolate), crochê, sabonete artesanal, saches perfumados e artesanato.  A maioria dos participantes são mulheres que esperam no aprendizado uma oportunidade de complementar a renda familiar. Os beneficiários também recebem orientações sobre associativismo e cooperativismo visando à formação de grupos produtivos nas respectivas áreas.

    As aulas aconteceram em Associações de bairros, Sindicato Rural, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), APAE, Fazenda da Esperança, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), igrejas, escolas e organização de catadores de materiais recicláveis. A metodologia utilizada é participativa e incentiva o envolvimento de voluntários, parceiros e comunidade. Dessa forma, a Moradia e Cidadania fornece os insumos, os instrutores são voluntários e os demais parceiros e comunidade contribuem com a infraestrutura do local e demais materiais necessários para a realização das ações.

      A coordenação Tocantins já mobiliza parcerias para realizar uma nova edição do projeto em 2014.

{siggal}to-07.01.2014{/siggal}

Por GB Sites Brasília | Criação de sites