Projeto Rede Sol – Assessoria e Fomento Solidário

   A Moradia e Cidadania/MG, a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte apoiam a consolidação do Projeto Rede Sol, com o objetivo de organizar e apoiar os grupos de trabalhadores na formalização de cooperativas para recolhimento, triagem e comercialização de resíduos sólidos, seguindo os princípios da Economia Solidária.

   Os empreendimentos que antes realizavam a coleta e triagem de resíduos pelas ruas já possuem galpões, maquinários, fornecedores de materiais e compradores fixos. Os catadores recebem qualificação e já participaram de eventos como projeto referência para replicação em outras localidades.

   Em maio de 2010 a Rede Sol se consolidou como uma central de cooperativas com o nome Cooperativa Central Rede Solidaria dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de MG – Rede Sol/MG com 05 cooperativas registradas e mais 05 associações em processo de formalização, os empreendimentos estão distribuídos na capital e região metropolitana de Belo Horizonte.

   A organização destes trabalhadores, a oferta de cursos de capacitação e o acompanhamento técnico, possibilitaram o desenvolvimento e aprimoramento do empreendedorismo dos grupos.

   Atualmente com 10 empreendimentos compondo o projeto, eles são responsáveis pela separação de mais de 700 toneladas de resíduos por mês. Os grupos trabalham em diversos seguimentos da reciclagem, como artesanato, desfio de garrafas pet e triagem para comercialização.

\"galpao

   A Moradia e Cidadania/MG oferece apoio financeiro, representação política e organizacional à Rede Sol e suas filiadas. Também implantou um sistema de VPN – Rede Privada Virtual que irá interligar as cooperativas, esta iniciativa possibilitará a padronização do controle administrativo em rede.

    Esta rede possibilitará à Rede Sol o compartilhamento direto e em tempo real de arquivos, planilhas e também que os próprios grupos se capacitem em casos de solicitação de informações do cotidiano administrativo destes empreendimentos. A plataforma instalada possibilita acesso com interface gráfica ao computador de outro empreendimento com possibilidade de utilização de voz, bate papo e vídeo.

    A VPN também sera utilizada para que a ONG ofereça cursos, treinamentos, orientações e suporte à Rede Sol e seus empreendimentos.

Para saber mais sobre a REDE SOL assista o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=IxztbDvHHcU
Contato: redesolmg@yahoo.com.br

 

\"redesol
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

rEDES sociais NACIONAIS
Ed. Ceará, Setor Comercial Sul Q. 1 Bloco E Lote 30 Sala 913 - Brasília/DF
(61) 3224-8071
comunicacao@moradiaecidadania.org.br