O Projeto Caminhos Entrelinhas desenvolvido pela Moradia e Cidadania/MT, ao longo dos anos, vem solidificando suas raízes nas comunidades e representando um caminho em meio às dificuldades socioeconômicas de inúmeras mulheres. O projeto tem como proposta incentivar a prática do artesanato como alternativa de geração de renda, troca de experiências, lazer, integração, auto valorização. O grupo Artes e Artesanato Arara Azul, do bairro 1º de Março é um excelente exemplo a ser seguido, se reúne às terças-feira para prática do crochê, arte em meia, pintura, bordado, bijuteria, etc produzindo lindas peças que são comercializadas na feira do bairro.

    O projeto é desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal e Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, teve início em 2009, já atendeu os bairros ( Dom Aquino, Tijucal, Jd Ubirajara, Pedra 90, Altos da Boa Vista, Ribeirão do Lipa, 1º de Março, Jardim dos Ypês, Despraiado e Caixa Econômica Federal / Prestadores de Serviço beneficiando mais de 3000 pessoas com os cursos de:

 

 

 

1. Arte em Meia – É a técnica de esticar meias de seda, buclê em aros de arame, pedaços ou bolinhas de isopor, papelão e outros acessórios, a fim de dar forma a enfeites firmes e delicados, usados em decoração de ambientes e festas. Podem ser feitos arranjos de flores, bonecas, bijuterias, adornos de mesas, brindes diversos, etc. As pessoas aprendem rapidamente, o resultado é um sucesso.

 

 

 

 


2. Tapetes em Malha –
Para quem quer decorar com jeito diferente e moderno escolha os tapetes em malha na técnica amarradinho-retalhos. Os retalhos são de vários tecidos tipo micro fibra, two-way e malha são feito na tela de juta.

 

 

 

 

 


3. Boneca em lã –
O problema do lixo é preocupante. Recicle tudo que for possível. Ajude a natureza a se recompor fazendo lindas bonecas, palhaços com frasco de iogurte e tampinhas de PET que são utilizadas como brinquedo, ornamentação e brindes de festas infantis. As crianças e a natureza agradecem.

 

 

 

 

 

4. Bolsas Ecológicas – É possível reaproveitar as sacolinhas de plástico do supermercado para fazer bolsas, sacolas, sandálias e muito mais usando a técnica de crochê. A partir das sacolas plástica cortadas em tiras, tecidas com pontos de crochê desejado faça sua própria bolsa, sacola, etc e o melhor é que gera renda.

 

 

 

 

 

5. Caixa de Presente – Sofistique e valorize o seu presente confeccionado caixas de presente que fazem a diferença, porque, além de serem um charme, podem ainda serem aproveitadas depois, para guardar o que desejar.

 

 

 

6. Artesanato em folha de Jornal – O curso aborda noções básicas sobre a arte do artesanato em papel jornal. O artesanato em jornal além de um meio de descontração e lazer também pode apontar uma nova profissão. Esta arte é feita enrolando folhas de jornal ou revista, formando canudinhos que são unidos e transformados em peças que deixam o jornal praticamente irreconhecível. O resultado é de grande durabilidade, as peças não se amassam com o manuseio e podem ser lavadas. O material usado é de custo quase zero.

 

 

Por Sites em Brasília | Criação de sites profissionais