Projeto de Serigrafia – \”Oficina de Silkscreen\”

\"\"    A Moradia e Cidadania/ES em parceria com o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), desenvolve desde junho de 2006 o Projeto Oficina Aprendiz de Silcscreen (Oficina de Serigrafia), que consiste em capacitação básica em Silcscreen, e foi implantado para atender aos adolescentes com idade de 12 a 18 anos incompletos, que cometem atos infracionais, internos em cumprimento de medida provisória na Unidade de Internação Provisória (Unip), em Cariacica/ES.

   O objetivo da parceria é proporcionar um conhecimento básico aos internos, apontá-los a uma qualificação profissional, prevendo a aprendizagem e alternativas de profissionalização em serigrafia visando sua participação em melhores condições de vida na sociedade. Ou melhor, oportunizando-os e as suas famílias ao mundo do trabalho.

    O referido Projeto faz parte de uma jornada socioeducativa e vem apresentando grande aceitação por parte dos socioeducandos e até o presente momento foram contemplados cerca de 1.035 (hum mil e trinta e cinco) internos que, de forma interdisciplinar, adquirem conhecimentos referentes à técnica de serigrafia, cooperativismo e empreendedorismo.

    A Oficina de Serigrafia vislumbra a possibilidade de ser uma forma de iniciação do adolescente no mundo do trabalho, oferecendo ao socioeducando a visibilidade deste mundo, e ainda, de ser um processo de aquisição de capacidades (conhecimento, habilidade e criatividade).

    Além de despertar interesse nos socioeducandos, as famílias têm acompanhado as atividades e demonstrando interesse em montar oficinas de serigrafias em suas residências, sendo acompanhadas pelo serigrafista da Unip em forma de orientação e apóio técnico.

    Os socioeducandos expressam e reconhecem a importância da Oficina de Serigrafia por suas produções serem de boa aceitação no mercado e pela facilidade de venda. Uma das características da oficina é a possibilidade de personalização dos produtos, e isto é de grande receptividade por parte do público consumidor.

    Hoje, com os equipamentos doados pela ONG Moradia e Cidadania, a oficina possibilita a personalização de produtos como: camisetas, canecas, squeezer, azulejo, mouse pad, foto magnético (imã), quebra cabeça, ecobag, e relógio de parede.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

rEDES sociais NACIONAIS
Ed. Ceará, Setor Comercial Sul Q. 1 Bloco E Lote 30 Sala 913 - Brasília/DF
(61) 3224-8071
comunicacao@moradiaecidadania.org.br