O Projeto Grupo de Mães Gaivotas que voam Longe foi criado no dia 25 de outubro de 2007. Tem como objetivo principal a luta pela melhoria das condições de vida da comunidade, e a redução das desigualdades sociais. O grupo tem como princípio básico o respeito ao esforço das famílias em encontrar estratégias diárias para a sua sobrevivência. O Projeto funciona como veículo de informações essenciais e canal de escuta das necessidades – visto que estão localizados na zona rural e o acesso para a garantia de direitos se torna mais distante.

          As ações desenvolvidas acontecem semanalmente, através de grupos e oficinas que trabalham o fortalecimento da função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos familiares e comunitários, oferece apoio pedagógico através do reforço escolar, promove através de informação e orientação acesso ao usufruto de direitos contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

      As atividades são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade. O acompanhamento pedagógico contribui significativamente para a diminuição do índice de reprovação.    

     O grupo é apoiado pela ONG Moradia e Cidadania/PI e tem dado frutos positivos: como a construção de uma sede (em fase de conclusão) para funcionamento das ações do grupo e conquista de novas parcerias articuladas pela ONG para apoiar o grupo. A Coordenação Piauí possibilita também acompanhamento técnico com profissional de Serviço Social para formatar as ações de acordo com o que preconiza a política de assistência social.

Por Sites em Brasília | Criação de sites profissionais