A ONG Moradia e Cidadania/RS por meio do Comitê SR Vale do Sinos, apoiou o CECRIFE QUERUBIM de Novo Hamburgo/RS, na realização do Projeto Doe Esperança. Essa parceria ocorreu em fevereiro de 2015, no inicio do ano letivo, e seus resultados refletiram o ano inteiro.

    A CECRIFE QUERUBIM é uma casa de passagem para meninas que chegam encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou Assistência Social (através de via judicial) e por motivos de força maior precisaram ser afastadas de seus lares. A CECRIFE atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que passaram por traumas (risco social, pessoal, violência, negligência familiar, e outros) e buscam oferecer uma melhor qualidade de vida aos mesmos, e acompanham o trabalho de restabelecer vínculos familiares e a família oferecer condições para seu retorno. Atualmente atendem 20 meninas, de idades entre 8 e 18 anos.

     O projeto surgiu da necessidade apresentada pela entidade de não poder fornecer materiais escolares às crianças e adolescentes atendidos e seus familiares não apresentarem condições financeiras para custear os materiais, resultando, em sua maioria, no abandono aos estudos e baixa taxa de aprovação das meninas.

     Os materiais escolares são a base para frequentar a escola. Através desse projeto busca-se estimular a frequência das crianças e adolescentes na escola, fortalecendo os vínculos com a educação, que é peça fundamental para um mundo melhor, buscando valorizar e melhorar a qualidade da educação e autoestima dessas crianças que devido as situações vivenciadas fragilizaram seu contato com o mundo. A educação é a peça chave para mudar o mundo, para ensinar a estas e outras crianças que um mundo melhor existe, sem violência e maus tratos, e que são através das atitudes das pessoas que podem transformar o mundo em um lugar melhor de se viver.

     Este projeto é uma forma de ressaltar a importância da educação, fornecendo a esses jovens os materiais básicos para um melhor aproveitamento em sala de aula, buscando um menor nível de evasão.

     O projeto contemplou a aquisição dos materiais escolares para as meninas, fornecendo: mochilas, estojos, cadernos, lápis, borrachas, canetinhas, kits de réguas, lápis de cores, apontadores, pastas, entre outros.

{siggal}rs-30.04.2015{/siggal}

Por GB Sites Brasília | Criação de sites