Conheça o Projeto Costura Cidadã da Coordenação ES!

\"\"Público Alvo: Mulheres e Homens empreendedores domésticos do Bairro Consolação, em Vitória/ES, especialmente com atuação na área de costura.

Local: Bairro Consolação, Vitória/ES   

Parceria: Associação Ateliê de Ideias

Investimento inicial: R$ 7.020,00

Beneficiados: 10 famílias

Sobre o Projeto:

     Através da pesquisa intitulada “Saberes, fazeres e perfil dos moradores”, o Ateliê dos Ideais traçou um panorama da atual situação social do Bairro da Consolação, em Vitória/ES, e detectou um preocupante cenário, caracterizado pela baixíssima renda mensal familiar, precário nível de escolaridade e considerável índice de tráfico de drogas. O resultante dessa somatória é a deficiente qualidade de vida e o difícil acesso da população local a oportunidades e serviços.

     Considerando que, de acordo com apontamentos do IBGE, um número considerável de famílias é chefiado por mulheres, tendo-as como principais provedoras de sustento, o projeto “Costura Cidadã” prevê a capacitação de 10 moradores da comunidade, com a finalidade de replicar conhecimentos na área de costura, apresentando conceitos e práticas desde a modelagem até o acabamento das peças. A produção é múltipla e variada, abrangendo os \"\"vestuários infantil, feminino e masculino, além de eco bags, pochetes e acessórios.

     Para dar seguimento ao projeto, várias parcerias foram firmadas, entre elas a confecção de fantasias de carnaval, aproveitando o ativo valioso que essa festa tem na comunidade de Consolação, e a confecção de quimonos para os alunos de cursos de judô e outros esportes semelhantes que ocorrem no local.

     O principal intuito da iniciativa é capacitar os moradores em situação de vulnerabilidade social para a prestação de serviços e para o mercado de trabalho, possibilitando uma consequente ampliação de renda e a melhoria da qualidade de vida. A ação visiona, ainda, a criação de um Ateliê de Costuras devidamente equipado para as confecções.

     A ideia inicial é promover um ciclo de oficinas com duração de seis meses, composta por três encontros mensais de três horas cada, resultando em uma carga horária final de 54 horas. O projeto, que atenderá inicialmente 10 moradores locais, visiona a contínua qualificação de profissionais por meio de oficinas ministradas pelos alunos anteriores sucessivamente.

rEDES sociais NACIONAIS
Ed. Ceará, Setor Comercial Sul Q. 1 Bloco E Lote 30 Sala 913 - Brasília/DF
(61) 3224-8071
comunicacao@moradiaecidadania.org.br