Projeto Casa Brasil Porto Alegre

2 jul
0

Projeto Casa Brasil Porto Alegre

casa brasil-1

    A Moradia e Cidadania/RS é responsável pela unidade do Projeto Casa Brasil em Porto Alegre/RS. O Casa Brasil é um Programa de Inclusão Digital de iniciativa do Governo Federal que reúne esforços de diversos ministérios, órgãos públicos, bancos e empresas estatais para levar inclusão digital, cidadania, cultura e lazer às comunidades de baixa renda.

    O projeto leva às comunidades localizadas em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano computadores e conectividade, priorizando ações em tecnologias livres aliadas à cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular.

   As atividades desenvolvidas estimulam a apropriação autônoma e crítica das tecnologias, como, por exemplo, o Software Livre, a democratização das comunicações e o desenvolvimento local orientado pelos princípios da economia solidária.

casa brasil-informatica1   É um espaço comunitário, gratuito e sem restrições que caracteriza-se por ser uma “estrutura modular” podendo conter:

– Telecentro Comunitário;

– Espaço Multimídia;

– Módulos de Presença de Órgãos do Governo Federal;

– Rádio Comunitária;

– Unidade Bancária;

– Sala de Leitura;

– Laboratório (NIT- Núcleo de informação tecnológica);

– Auditório.

    Em Porto Alegre, o projeto iniciou em 2008 e oferece cursos de informática básica e avançada, curso de francês, oficinas de metarecilagem, hardware, artesanato – através do Projeto Zigue-zagueando e Cortando Reto, capoeira, teatro, dança, musicalização, fotografia, karigami – através do Projeto Tabor.

 casa brasil-capoeira1

 

 

 

 

 

 

 

 

   O Projeto Ziguezagueando e Cortando Reto tem como objetivo, desenvolver oficinas de costura, customização e artesanato, oportunizando geração de trabalho e renda, instrumentalizando, assim, 64 mulheres com idade a partir de 16 anos, moradoras da comunidade da Vila Santa Teresinha e entorno.

    Os conteúdos abordados serão:

– Conhecimentos básicos de corte e costura;

– Desenvolvimento da criatividade e conhecimentos de artesania e reciclagem (aproveitamento) de resíduos têxteis;

– Conhecimento básico de informática, permitindo pesquisa, comunicação entre grupos, ferramentas de controle de produção e venda;

– Visão e prática de empreendedorismo social;

– Despertar a compreensão de um futuro alternativo;

– Desenvolvimento emocional e resgate da auto-estima através do trabalho em grupo.

 casa brasil-artesanato2

    O Projeto Tabor, nome originado de uma palavra turca que significa “acampamento fortificado”, atua desde 2009 como um Serviço de Apoio Sócio Educativo (SASE), dirigido a crianças e adolescentes, em turno inverso ao da escola, em que são desenvolvidas atividades voltadas à garantia de direitos, promoção, proteção, desenvolvimento e socialização, tendo como intercomplementariedade, propostas de ações com a família, escola e comunidade.

    Atualmente, oferece atendimento sócio-educativo a crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, por meio de um programa político pedagógico que atende as normativas do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Porto Alegre, com atividades esportivas; visitas a espaços culturais; teatro, cinema e música, além de Oficinas de Informática, Convivência, Letramento, Psicopedagógica, Fotografia, Kirigami, Musicalização, Biodança, Capoeira, e Contação de História.

Conheça mais sobre o Projeto Tabor: www.projetotaborpoa.blogspot.com.br

casa brasil-teatro1


Saiba mais sobre o Casa Brasil: www.casabrasilpoars.blogspot.com.br

Telefone: (51) 3346-2326
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 2552, Bairro Marcílio Dias, Porto Alegre/RS
E-mail: [email protected]

 

 

Categorizados em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *