O projeto tem como objetivo demonstrar de forma teórica e prática a importância do xadrez e, consequentemente, estimular o raciocínio lógico na tomada de decisões difíceis durante o dia-a-dia dos aprendizes.

     O público alvo são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, separados por faixa etária.

     Pretende-se com este projeto, mostrar aos interessados, que o xadrez não é apenas um jogo, mas, também, um método de firmamento e aprimoramento intelectual e social do desenvolvimento humano, contribuindo assim, para o aprendizado.

     Além das crianças e adolescentes, os adultos e idosos também podem se beneficiar da atividade, com a possibilidade de turbinar o cérebro através de novos conhecimentos e desafios.

     A metodologia a ser aplicada é o ensino da teoria e da prática do xadrez através de profissionais que dominam não só a prática, mas também pedagogia; de modo a abordar o conteúdo da melhor forma, de acordo com a faixa etária (infantil). São utilizados vídeos, dinâmicas, brincadeiras e jogos, de modo que os conceitos sejam melhor firmados, até que se chegue, de fato, ao jogo propriamente dito.

Tempo previsto:

O tempo previsto para iniciar a jogar é um semestre, considerando as dificuldades inicialmente apresentadas.

Continuidade:

Esse projeto tem a pretensão de ser contínuo, formando um “grande “Clube de Xadrez”, com associados e assistidos do Projeto, incluindo seus familiares.

Parceiros:

O projeto conta com o apoio da Apcef/SP, através da ação de café da manhã e almoço aos voluntários que trabalham no projeto, bem como pelo patrocínio dos professores, equipamentos e espaço utilizado.

Data início: 11/03/2017

Data término: 20/12/2018

Nº de Beneficiários: 40

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