Público Alvo: Moradores da Grande Central Carapina interessados em reduzir gastos com energia elétrica por meio de investimentos em tecnologias alternativas.

Local: Central Carapina, Serra/ES

Parceria: AMPE – Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais da Grande Central Carapina

Investimento inicial: R$ 5.000,00

Beneficiados: 150 pessoas

Sobre o Projeto:

     O considerável aumento da população brasileira e do êxodo rural ocorrido nos últimos 70 anos, ambos desacompanhados de planejamento urbano prévio, ocasionou diversos prejuízos socioambientais, entre eles, a violência e a desigualdade. Na Central Carapina, em Serra/ES, este problema é ainda mais visível.

     Conscientes deste quadro, a AMPE de Central foi em busca de alternativas para suprir as carências locais e encontrou na tecnologia do Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) uma possibilidade para o desenvolvimento sustentável do bairro. Com base nas prerrogativas das economias azul e criativa, o intuito é promover um produto que, além das responsabilidades social e ambiental, possua a capacidade de proporcionar o crescimento econômico local e a geração de empregos.

     Nesse âmbito, a parceria com a Moradia e Cidadania visa possibilitar a obtenção do capital de giro necessário para iniciar e alimentar a primeira edição do projeto, idealizando que, em alguns anos, ele já possua autossuficiência financeira e capacidade de ampliar a área de abrangência das famílias da região da Grande Carapina.

     O objetivo geral do projeto é ampliar a acessibilidade das famílias a água aquecida, considerando-a um bem de garantia da dignidade e da cidadania. Além disso, a iniciativa visa disseminar a tecnologia social do aquecedor solar entre famílias de baixa renda da Grande Central Carapina, obter economias reais no gasto energético das famílias beneficiadas, gerar capital de giro para projetos sociais promovidos pelo Banco Comunitário Passarela, construir e distribuir oito aquecedores solar de baixo custo na Grande Central Carapina e tornar o aquecedor mais barato por meio da compras coletivas de materiais (sistema de consórcio).

 

Por GB Sites em Brasília e Temas Wordpress