A ONG Moradia e Cidadania, numa iniciativa do Coordenador Estadual/RS, Artur Ferreira, esteve presente no Fórum Social Temático 2012 (FST), inserido no Fórum Social Mundial, promovendo em parceria com a CAIXA, Governo do Estado RS e Secretaria Geral da Presidência da República, dois painéis com os temas “Experiências de participação” e “Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio (ODM)”, nos dias 26 e 27 de janeiro de 2012.

    O tema principal do Fórum foi “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”, com programação construída a partir das atividades propostas pelos movimentos coletivos e organizações da sociedade civil.

    O evento contou com a presença da Presidente Executiva da ONG, Terezinha Martins Parreira, dos Conselheiros Fiscais Nacionais Laurêncio Korbes e Lauri Ely, dos Coordenadores Estaduais, Selda Cabral (PE), Marco Antonio Gonçalves(SP) Rosaura de  Couto (SC) e Jussara Giani(DF) e do Gerente de Administração e Finanças (DF) Fausto Oliveira.

    No dia 26, a Moradia e Cidadania apresentou no painel Experiência de Participação, o Projeto Casa Brasil, implantado em Porto Alegre/RS.

    No dia 27, teve um painel dos “Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio – ODMs”, onde foram discutidas formas de promoção efetiva dos compromissos sociais e ambientais, assumidos pelo Brasil junto às Nações Unidas, com a participação do Secretário Nacional de Estudos e Projetos Político-Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano, que explicou sobre a necessidade de se promover ações em âmbito  municipal, para que o país tenha um desenvolvimento local e efetivo, que alcance inclusive os moradores dos municípios mais pobres do país.

    Fernanda Corezola, representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário, falou sobre os Territórios da Cidadania e a relação entre desenvolvimento e a pobreza rural.

     O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, representado por Davi Luiz Schmidt, apresentou seu Plano plurianual 2012-2015 e os Objetivos do Milênio.

    A representante do Consejo Internacional Del Foro Social Mundial Articulación Feminista e professora da Universidade de Lima-Peru, Virgínia Vargas, destacou que “para alcançar a equidade de gênero e o sucesso da presença feminina nos parlamentos é preciso preparar a mulher para a gestão pública”.

    O evento contou, ainda, com a contribuição dos representantes da Prefeitura Municipal de Paulista/PE, Prefeitura Municipal de Canoas/RS, Coordenador Estadual de ODM’S, Rede Nacional de Orçamento Participativo; Conselhos Regionais de COREDES do RS; ONG Viva La Cidadania/Colômbia, Posse no Conselho de Economia Solidária do RS.

    Na oportunidade a Moradia e Cidadania tomou posse no Conselho Estadual de Economia Solidária/RS, em cerimônia presidida pelo Governador do Estado, Tarso Genro, no dia 26, no Palácio Piratini.

    O Conselho Estadual, composto por membros da Administração Pública e da Sociedade Civil, entre eles a ONG Moradia e Cidadania, representada pelo Coordenador Estadual/RS, Artur Ferreira Almeida e a Gerente Estadual de Administração e Finanças,  Aline Moraes,  tem como principal função a busca pelo consenso em torno de políticas e ações destinadas ao fortalecimento da economia solidária no Estado.

 

 

Por GB Sites em Brasília e Temas Wordpress