A Moradia e Cidadania/MS, em parceria com a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Campo Grande e a Prefeitura de São Gabriel D’Oeste, desenvolve o projeto de Capacitação Profissional em Campo Grande.

    O projeto tem como objetivo principal a qualificação profissional e geração de emprego e renda às famílias em situação de vulnerabilidade social, priorizando jovens e mulheres chefes de família.

    Em menos de um mês, a vida de 23 mulheres da periferia de Campo Grande mudou. Com um material que para algumas pessoas é lixo e teria como destino o meio ambiente, elas estão melhorando a renda e vida.

    Todos os dias elas se reúnem num barracão localizado nos fundos do Centro de Capacitação Profissional do bairro Parque do Sol. No local, elas transformam garrafas pet – feitas de plástico politereftalato de etila, em enfeites de natal. São árvores enormes, anjos, guirlandas, velas e até tuiuius e capivaras, entre outros objetos com motivos regionais e natalinos. Todos tomam forma aos poucos, com muito capricho. Elas recortam, furam e moldam os recipientes, montando verdadeiras esculturas, algumas com mais de 3 metros de altura, como a árvore de natal.

 

    As peças montadas pela comunidade serão utilizadas na decoração natalina dos altos da Avenida Mato Grosso, mas as técnicas utilizadas no projeto poderão também ser utilizadas em outras ocasiões como carnaval, decoração de vitrines, painéis de mídia, confecção de mascotes, por exemplo.

    Desta forma, o pequeno grupo de mulheres demonstra que, em uma época tão cheia de desigualdades sociais e de intenso desgaste dos recursos naturais, bastam um pouco de criatividade, trabalho e dedicação para melhorar o mundo, tanto social quanto ambientalmente.

Fonte: Jornal da Caixa

 

Por Sites em Brasília | Criação de sites profissionais