Com o objetivo de contribuir para a ocupação produtiva, geração de trabalho e renda e inclusão social, o projeto Espaço Cidadão realizou no 1º semestre de 2014, 27 cursos/oficinas de capacitação no estado do Tocantins, beneficiando 300 pessoas.

     Além de Palmas – capital, as ações aconteceram nas cidades de Bom Jesus do Tocantins e Guarai. Os cursos/oficinas, que são definidos conforme demandas das comunidades ocorreram nas áreas de Reciclagem (vidros, caixa, latas, peti e tecido), Culinária (panificação, salgados e chocolate), Bordados (pet aplique e ponto russo), Pinturas (pratos e mdf) e trabalhos manuais com EVA.

     A maioria dos participantes são mulheres que esperam no aprendizado uma oportunidade de complementar a renda familiar. Os beneficiários também recebem orientações sobre associativismo e cooperativismo visando a formação de grupos produtivos nas respectivas áreas.

     A metodologia utilizada é participativa e incentiva o envolvimento de voluntários, parceiros e comunidade. Dessa forma, a Moradia e Cidadania/TO fornece os insumos, os instrutores são voluntários e os demais parceiros e comunidade contribuem com a infraestrutura do local e demais materiais necessários para a realização das ações.

     Os cursos aconteceram com envolvimento dos seguintes parceiros: Paróquia Santa Rita de Cássia, Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Tocantins, Polícia Militar do Estado do Tocantins, Sindicato Rural de Guaraí, Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins, Igreja Assembléia de Deus Madureira, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho do Saber, CMEI Aconchego, Associação de moradores do bairro Nova Esperança e do bairro Lago Sul, SENAR e SEBRAE.

     Participantes relatam resultados positivos adquiridos através das práticas escolhidas. Dessas iniciativas surgiram empreendedores individuais e organizações coletivas, além de ter oportunizado geração de trabalho e renda para mães que não tem como sair de casa para exercer outras atividades produtivas.

{siggal}to-07.08.2014{/siggal}

Por Sites em Brasília | Criação de sites profissionais