A Moradia e Cidadania/PR é uma das principais entidades que articulam as atividades de Economia Solidária no Estado do Paraná, incluindo a mobilização dos empreendimentos solidários, entidades de apoio e gestores públicos visando o fortalecimento dessa nova economia que é uma realidade no país e em diversos países da América Latina.

    De acordo com a Coordenadora Estadual da ONG Moradia e Cidadania, Fátima Costamilan, “a economia solidária é um novo modelo de desenvolvimento econômico e social caracterizado por valorizar o ser humano e o meio ambiente, priorizando nas relações de trabalho, a cooperação, solidariedade, E auto-gestão”. Ou seja, uma economia inclusiva, participativa, com distribuição de rendas.

    “Para incentivar a economia solidária é necessário que tenhamos mais espaços para exposição e comercialização. Precisamos que a sociedade, entidades e empresas, apóiem e se apropriem dessas iniciativas para incentivar formas alternativas de preservar o meio ambiente, gerar trabalho e renda e construir um mundo mais justo”. Comenta Fátima.

    No estande do Fórum Social Mundial 2009, a ONG expôs bolsas confeccionadas, por meio da reutilização de LONA DE malotes , lona de caminhão e banners, chaveiros, enfeites, bonecas, bonés, chapéus e etc, todos eles frutos dos trabalhos realizados com base na economia solidária, em comunidades de baixa renda.

    A Moradia e Cidadania/ PR tem desenvolvido um trabalho permanente com o Fórum Estadual participando da rede do comércio justo e solidário, divulgando práticas de consumo consciente e ampliando a visibilidade da economia solidária para toda a sociedade.

    Outra ação foi a divulgação das ações da ONG no Estado, por meio do informativo entregue aos participantes que visitaram o estande.


 


Por GB Sites em Brasília e Temas Wordpress