Ocorreu na última terça-feira, dia 27 de dezembro de 2018, no Edifício Empresarial 2 de Julho, uma palestra com viés de conscientização acerca da temática “violência contra a mulher”, ministrada pela Capitã Paula, da Ronda Maria da Penha.

     A ação contou com a presença de empregados da Caixa Econômica Federal, do MPF, da Gerente Nacional da ONG Moradia e Cidadania, Rejane Moura, bem como de moradoras de uma comunidade local atendida pela ONG/BA, em Salvador.

     A abordagem do tema envolveu a explanação das vertentes que a violência contra a mulher pode abranger, tais como a violência física, sexual, psicológica, moral ou, ainda, patrimonial. A Capitã Paula alertou, ainda, para o ciclo vicioso das relações abusivas, que se inicia por uma fase de crescente tensão até culminar na agressão propriamente dita e, por fim, é “compensado” por um período de romance e cuidados, intitulado “lua de mel”, e assim sucessivamente.

     Vale ressaltar, ainda, que não é necessário que a situação abusiva chegue ao cume de uma agressão física para ser denunciada; ao sinal de uma ameaça, a vítima já pode buscar auxílio.

Por GB Sites em Brasília e Temas Wordpress