A Moradia e Cidadania – Coordenação Goiás realizou, dia 06 de novembro de 2018, a entrega de 150 kits da Campanha Outubro Rosa 2018 para a Associação de Portadores do Câncer de Mama (APCAM) e para o voluntariado da Associação de Combate ao Câncer de Goiás.  Ao todo, foram arrecadados cerca de 350 itens, tais como: lenços, maquiagem, produtos de beleza, aparelhos celulares, cabelos, perucas, entre outros.

     Além desta iniciativa, a Coordenação participou, ainda, do Dia “D” no Edifício Sede da CAIXA, que ocorreu dia 18 de outubro de 2018 e proporcionou a realização de atividades de teor educativo, tais como a distribuição de laços cor-de-rosa alusivos à campanha, a entrega de materiais informativos com orientações acerca das formas de prevenção da doença e a arrecadação de doações.

     Dentre as atrações que mais chamaram a atenção, destacou-se a “Mamamiga”, um modelo de mama interativo, exposto para ser tocado pelas pessoas e demonstrar os tipos de alterações que podem indicar a presença do câncer de mama; alertando, assim, as mulheres para a importância do auto-exame e da mamografia. Além da Moradia e Cidadania/GO, esta ação obteve, ainda, o apoio da GIPESGO e da APCAM.

Saiba mais sobre as instituições

     Criada em 1996, a APCAM tem como finalidade oferecer apoio biopsicossocial aos portadores de câncer de mama atendidos pelo Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFG. A associação conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar, formada por médicos mastologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais do HC/UFG, que atendem mais de 800 pacientes em tratamento. A organização é mantida por meio de doações de pessoas físicas e entidades públicas e privadas, as quais são revertidas aos pacientes em precária situação social que, além da reabilitação, recebem, ainda, assistência material.

     O Voluntariado do Hospital Araújo Jorge atua em diversos projetos, desenvolvendo ações para os pacientes em tratamento na unidade. O Café da Manhã Solidário, servido de segunda à sexta-feira, e a confecção de próteses mamárias e protetores para traqueostomia, distribuídos gratuitamente, são alguns exemplos dos trabalhos por eles desenvolvidos.

Por Sites em Brasília | Criação de sites profissionais