A coordenação SP comumente busca sucitar, nas oficinas que realiza, temas interdisciplinares, de modo a levantar debates e rodas de conversa à respeito de assuntos relevantes. Durante os meses de março e abril, a temática debatida é: “Etnia e Raça – Quem sou eu?”, partindo do conceito que, em termos biológicos, considera-se que somos todos pertencentes a uma única raça: a humana.

     Vale lembrar, ainda, que “etnia” se refere ao “resultado de uma confluência de pessoas de várias origens étnicas diferentes, africanos, europeus, orientais, etc”; já “raça” seria “uma construção social utilizada para distinguir pessoas por caracteristicas significativas, como a tonalidade da pele, por exemplo.

     Partindo destes conceitos, a Moradia e Cidadania/ SP busca estimular todos a refletir sobre a importância da miscigenação na cultura e no desenvolvimento do Brasil, resultando no “brasileiro real”, através da utilização de contos, vídeos e debates de maneira ilustrativa.

     O livro infantil “Menina Bonita do Laço de Fita” está circulando em todas as unidades da Coordenação, provocando depoimentos e debates sobre identidade individual e coletiva, além da partilha de contos de outras etnias, valorizando cada uma e suas respectivas descendências.

     A ONG/SP é responsável por toda a organização do material, divulgação e acompanhamento da iniciativa que beneficiou, até agora, cerca de 1500 pessoas.

     Como sugestão, a Moradia e Cidadania convida todos a assistirem o vídeo “Normal é ser diferente”, aqui

Confira a galeria:

Por GB Sites em Brasília e Temas Wordpress