Nos dias 14 e 15 de agosto de 2017 o município de Nova Olinda/TO recebeu oficinas do Projeto Espaço Cidadão, resultado da parceria entre a Moradia e Cidadania – Coordenação Tocantins, o Centro Assistencial da Família de Nova Olinda (CAF), o Fórum Estadual Lixo e Cidadania (FELC) e a equipe de Educação Ambiental do instituto de Natureza do Tocantins (NATURATINS).

     As oficinas aconteceram no contexto da visita do Naturatins para revitalizar o Fórum Municipal Lixo e Cidadania naquela cidade, mobilizando poder público, igrejas, catadores de materiais recicláveis, associações, entre outras. As capacitações oferecidas com a parceria da ONG Moradia e Cidadania/TO e mobilizadas pelo CAF local foram: de produção de sabonetes artesanais e de decoupage em garrafas de vidros, com reaproveitamento de materiais recicláveis.

    Também aconteceram práticas ambientais, oficinas para formação de Vigilantes Voluntários pelo Meio Ambiente e Oficina de sabão líquido, por meio de parceria com Parque Estadual do Lajeado (PEL). As atividades ocorreram simultaneamente, com participação média de 20 pessoas em cada e foram ministrados pelas educadoras ambientais Nelma Mota, Maria Alice Reis e Nazareth Sapondi.

     Melânia dos Santos Almeida, participante da oficina de reaproveitamento de vidros comentou que passará os conhecimentos para outras pessoas e que vai contribuir na limpeza da cidade de Nova Olinda. “Vamos recolher esses materiais que antes eram inutilizados e agora passarão a ser úteis. Esta ação é de grande relevância para todos”.

     Diante do resultado positivo alcançado no município, a ONG Moradia e Cidadania/TO planeja a realização de iniciativas semelhantes, em outros municípios do Estado, com a participação do Fórum Estadual Lixo e Cidadania.

 

Por Sites em Brasília | Criação de sites profissionais