A Moradia e Cidadania/GO realizou no dia 14 de dezembro de 2015 a doação de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos colaboradores da Guia Kalunga – Associação de Guias do Quilombo Kalunga (AGQK), responsáveis pela organização e manutenção da visitação ao Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga. O local está situado no município de Cavalcante, a cerca de 600 km de Goiânia, e é o maior remanescente de quilombos do Brasil.

     Foram entregues trinta pares de botas Bafs Bracol, que auxiliarão na segurança dos guias e, consequentemente, numa melhor prestação de serviço aos visitantes. Com isso, a Coordenação GO colabora para a profissionalização dos responsáveis pelas visitas, o que pode ajudar a incrementar o turismo na região.

      Nos últimos anos a associação desenvolveu e apoiou vários projetos voltados ao turismo, como por exemplo, curso de Inglês e a produção um vídeo institucional, realizados com o apoio da Moradia e Cidadania/GO nos anos de 2012 e 2013, respectivamente. Atualmente a AGQK vem realizando o projeto Artesanato Tradicional Kalunga (Edição 2015) patrocinado pela CAIXA, aprovado na seleção pública de projetos da Caixa Cultural através do edital do Programa Caixa de Apoio ao Artesanato Brasileiro 2014.

ORIGEM:

     A Associação de Guias do Quilombo Kalunga (AGQK) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2009, que tem como finalidade a organização e desenvolvimento do ecoturismo. Os associados são de origem humilde, com renda familiar calcada na agricultura familiar de subsistência, o agroextrativismo, o ecoturismo e a produção de artesanato. Para saber mais sobre o trabalho acesse guiakalunga.org.br.

 

Por GB Sites Brasília | Criação de sites