A Obra Social Gabriel Delanneatua, no município de Cariacica, é parceira da ONG Moradia e Cidadania/ES desde 2016. A parceria ocorre através de diversos projetos voltados para comunidades carentes do Município, principalmente com o Projeto Creche Mei Mei.

     Atualmente, neste Programa, são atendidas diretamente 200 pessoas, entre 4 meses a 15 anos de idade, em situação de vulnerabilidade e risco social, distribuídas em grupos em turno escolar (Matutino ou Vespertino) e em turno integral. As atividades na Instituição são mantidas através de doações de pessoas físicas, jurídicas, bazares e parcerias.

     O projeto busca desenvolver atividades centradas em brincadeiras, com ênfase na acolhida e no convívio familiar e comunitário, fazendo uso de experiências lúdicas, musicalização infantil e educação física. O principal foco é a construção de espaços de convivência e fortalecimento de vínculos, através do crescimento da participação social e da promoção da cidadania.

     A Creche Mei Mei está localizada no bairro Novo Horizonte em Cariacica/ES, local caracterizado por uma população de jovens mães solteiras que vivem sem condições de inserção no mercado de trabalho formal, buscando as mínimas condições para sobrevivência de suas famílias através da prestação de serviços em casas de famílias. Assim, o número de crianças e adolescentes que necessitavam de um espaço adequado para permanecer enquanto as mães trabalham aumentou consideravelmente.

     A realidade social da comunidade é bastante complexa: segundo o IPEA- 2010 (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), há a presença de muitos imigrantes, altos nível de desemprego, renda per capta baixa e poucos equipamentos públicos para atendimento da comunidade. Neste contexto, verificou-se, nos últimos dez anos, considerável aumento da violência, especialmente ligada ao crescimento do tráfico de drogas, o que contribui para intensificar a vulnerabilidade social da região.

     O serviço prestado pela instituição é pautado pela resolução 109/2009 – Tipificação Nacional de Serviços Sócio Assistenciais. A instituição realiza atividades em grupos organizado em percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com as suas necessidades atuais, a fim de complementar o trabalho social com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

     A Creche Mei Mei tem funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 17h30, oferecendo aos seus usuários diversas oficinas entre elas: Informática, Artes, Capoeira, Reciclagem, Futebol de Areia, Handball, e Jiu-Jitsu, Balé e Música (Coral e Instrumental).

 

Por GB Sites Brasília | Criação de sites