A Moradia e Cidadania/AM promoveu aos membros do Projeto Igreja Comunidade de Mãos Dadas com a Inclusão Social (ICMDIS), a participação no 1º Workshop de Libras do curso do CETAM, no Município de Manacapuru, localizado na região metropolitana de Manaus/AM. A iniciativa ocorreu dia 26 de junho de 2018, à convite do representante do Centro de Educação e Tecnologia do Amazonas, Professor Roberto Nascimento. Ao todo, participaram 15 alunos, acompanhados pela Professora Alcenildes Matos e pelo Pastor Abimael Pessoa e acolhidos pelo Professor Roberto.

     As apresentações tiveram início às 19h00, na Escola Municipal Castelo Branco, e, entre as atividades atrativas, os participantes tiveram acesso a conhecimentos e percepções acerca do uso das libras como instrumento de inclusão social, com destaque para a realidade dos indivíduos com limitações auditivas que ainda se deparam com negligências por parte da sociedade.

     Foram apresentadas ferramentas tecnológicas em libras, tais como aplicativos móveis, materiais lúdicos, jogos e brincadeiras com materiais reciclados, além de livros, dicionários, histórias em quadrinhos e materiais didáticos, oferecendo suporte para os professores das séries iniciais.

     Em seguida, foi realizada uma apresentação teatral, com o objetivo de transmitir a mensagem “não há barreiras para surdos e mudos”. Ao final, o grupo de intérpretes apresentou a tradução, em libras, de músicas da cantora Nayara Azevedo e da Banda Calypso.

     A iniciativa teve como principal objetivo despertar o interesse do público em aprender libras e utilizá-las na comunicação com pessoas com limitações auditivas diversas.

     O Grupo Mãos Proféticas Nova Luz, criado há dois anos, tem como objetivo quebrar a barreira da comunicação entre surdos e ouvintes, bem como “levar o som ao mundo do silêncio”. O grupo surgiu, em primeira instância, através da ideia do pastor Abimael Pessoa, sendo, em seguida, privilegiado pela intérprete Alcenildes de Matos. Hoje, ele conta, ainda, com o apoio direto e indireto da ONG Moradia e Cidadania. 

Por Sites em Brasília | Criação de sites profissionais