A Cooperativa Bola na Rede, que trabalha com a coleta seletiva de resíduos sólidos (papel, papelão, pet, entre outros), teve prejuízos significativos devido às chuvas no Recife. Isto porque a sua sede, situada no bairro da Guabiraba, possui pouca área coberta (40m² de 1000 m²) para armazenamento dos materiais coletados. “O espaço sendo descoberto, ele acaba desvalorizando o material. Porque se molha, perde o valor.

     Na temporada de chuva nós perdemos muito material”, explicou a catadora Tatiane Rabello. Estima-se um prejuízo de R$ 6.000. Para se ter uma ideia o valor é referente a aproximadamente um mês de trabalho dos 12 catadores cooperados. Entretanto, a cooperativa recebeu, ontem (02), 87 telhas onduladas da ONG Moradia e Cidadania – Coordenação Pernambuco. Os materiais serão utilizados na criação de uma nova coberta, que protegerá uma área de 10m² x 18m².

     A coordenadora estadual da ONG/PE, Selda Cabral, acredita que a doação melhorará a vida dos catadores.  “Consideramos este apoio muito importante, pois eles não possuem renda fixa, o que os impossibilita de realizar uma reforma deste tipo. Com a doação, a ONG, por meio dos seus associados, proporcionará a melhoria do ambiente e, consequentemente, elevará a qualidade de vida dos catadores”, disse a coordenadora.

     A previsão para o término da obra é de 40 dias. Assim que estiver concluída, os catadores, enfim, poderão fazer a triagem, classificação e armazenamento dos resíduos de forma adequada, com qualidade e, sobretudo, mais tranquilos.

Por Sites em Brasília | Criação de sites profissionais