alfabetizacao jovens e adultos2   A Moradia e Cidadania/MG em parceria com a Caixa desde 2004 realizam o Projeto – EJA Educação para Jovens e Adultos. O projeto é uma continuação do Projeto Brasil Alfabetizado que teve início em 2003 em âmbito nacional e tem como objetivo reduzir o número de jovens e adultos analfabetos no Brasil, ofertando projetos que possibilitem o acesso ao direito à educação a todos os cidadãos, inserindo assim uma adequação escolar através de atividades pedagógicas.

   Para o desenvolvimento das atividades do ”Projeto EJA” formulou-se como premissa que o participante não o fizesse em horário oposto o de trabalho. Desta forma parcerias foram estabelecidas e espaços conquistados para execução do projeto.

   A Caixa Econômica sede os funcionários terceirizados durante o expediente para que participem do projeto. Esta parceria ocorre com acordo e convênio de cooperação mútua estabelecido com a ”empresa responsável” pelos participantes, Conservadora Universo, contratada pela CAIXA para prestar seus serviços e a Prefeitura de Belo Horizonte que encaminha educadores, kits escolares, dentre outros. A Delegacia Regional do Trabalho – DRT que fiscaliza e monitora o projeto. E a Ong Moradia e Cidadania que realiza o acompanhamento das atividades, bem como presta auxílio financeiro, metodológico e de infra-estrutura para o seu desenvolvimento.

   “As pessoas que estudam na EJA procuram um curso diferente. A maioria trabalha, tem família, muita responsabilidade, não pôde estudar na escola na época da infância e da adolescência. Algumas pessoas tiveram um passado difícil e não puderam concluir o ensino fundamental na idade apropriada. Portanto, a proposta do projeto tem que ser diferente e adequada ao seu grupo”. (Diz: Neuza de Paula Carvalho – Profª da Rede Municipal de Belo Horizonte).

alfabetizacao jovens e adultos1

 

Por GB Sites Brasília | Criação de sites